Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

NATAL 2025 e ANO NOVO 2026


PORTA DE MADEIRA MACIÇA COM RAMOS DE PINHEIRO NATURAL





**Teste nossos novos recursos Beta**: crie uma experiência de leitura mais envolvente com a ajuda do Google

Links da Pesquisa Google: com base no conteúdo do seu blog, o Blogger identifica automaticamente palavras-chave e frases no seu post e insere links da Pesquisa para que os leitores possam conhecer mais sobre os temas. Na visualização "Escrever", procure o ícone de lápis no canto superior direito da página para começar.

TÓPICOS

1º -  APRESENTAÇÃO

- O FOCO SÃO AS GUIRLANDAS DE NATAL

2º - NATAL 2025

3º - ANO NOVO 2026

4º - RESUMO DA ORIGEM

- HISTÓRIA DA GUIRLANDA DE NATAL


NESTE ANO DE 2025,









TÓPICO I

O FOCO SÃO AS GUIRLANDAS:

1- O SIGNIFICADO DA GUIRLANDA

A GUIRLANDA tem forma circular.

Forma circular porque representa a ETERNIDADE, o CICLO DA VIDA e a CONTINUIDADE DO TEMPO.

2- A GUIRLANDA É UM DOS SÍMBOLOS DO NATAL!

NATAL TEM GUIRLANDA!

GUIRLANDA DE NATAL PARA ENFEITAR OS LARES!


TÓPICO 2

NATAL 2025,

Para celebrarmos, o DIA SANTO, 25 DE DEZEMBRO, O NASCIMENTO DO MENINO JESUS...



PRESÉPIO NA PLANTAÇÃO DE PINHEIRO NATURAL

Para tudo dar certo...

Deixemos fluir em nossos corações os nossos mais puros sentimentos.

Confiem, acreditem, no nosso PAI DO CÉU, ele olha por nós, se surpreenda, se prestigiem!

E, livremente com a mente aberta e com novas energias estaremos prontos para usufruirmos de um NATAL FELIZ!

Noemia Arabe

TÓPICO 3

ANO NOVO 2026,


Para tudo dar certo...

Deixemos fluir em nossos corações os nossos mais puros sentimentos.

Confiem, acredite, no nosso PAI DO CÉU, ele olha por nós, se surpreendam, se prestigiem!

E, livremente com a mente aberta e com novas energias estaremos prontos para usufruirmos de 

um ANO NOVO FELIZ!

Noemia Arabe























TÓPICO 4

RESUMO DA ORIGEM

- HISTÓRIA DA GUIRLANDA DE NATAL

Os habitantes da Roma antiga, civilização que surgiu no Século VIII a.C., seguiam as práticas pagãs, as quais, posteriormente, incorporadas e renovadas em tradições medievais e inclusas nas cristãs.

Esses romanos guiados então, pelos costumes, crenças, lendas, rituais, conhecimentos, superstições, coletivos e individuais, de geração a geração, por séculos por acreditarem que MAÇOS e RAMOS de PLANTAS NATURAIS, além de terem cada qual, um significado diferente e uma forte representatividade em suas vidas ou mesmo como símbolo, os colocavam em suas portas e também em seus jardins.

PRÁTICAS PAGÃS, ORIGINALMENTE UMA RELIGIÃO DE CAMPO.

O termo "pagão" (do latim paganus, que significa "habitante do campo", descrevia as pessoas que mantinham suas crenças politeístas (fé e adoração de múltiplos deuses e deusas) com forte ligação à natureza.

Essas práticas de fato, para eles, romanos, demonstravam a conexão entre a vida doméstica, as crenças religiosas, espirituais e as conquistas sociais e militares.

Maneira que, para cada ocasião festiva, evento, vitórias militares, conquistas sociais, faziam o uso de MAÇOS e de RAMOS de várias PLANTAS NATURAIS, tais como:

1- RAMOS DE HERA E DE LOURO - a razão mais comum por serem colocados nas portas era para desejar saúde e bem-estar tanto a todos moradores da casa, quanto aos outros moradores vizinhos.

2 - RAMOS DE OLIVEIRA - simbolizava a paz, a súplica e a prosperidade.

3 - RAMOS DE ALECRIM - associado à memória, proteção e cura, era utilizado em rituais de purificação.

4 - PLANTAS AROMÁTICAS - o cheiro agradável dessas plantas também era  visto como um fator positivo para atrair energias boas e afastar as negativas.

5 - RAMOS DE MURTA - símbolo de amor, paz e fertilidade. Era frequentemente associada à deusa VÊNUS (AFRODITE na mitologia grega) e, também era usada para atrair boa sorte e felicidade para o lar.

6 - RAMOS DE AZEVINHO - símbolo de vida eterna e fertilidade.

7 - RAMOS DE HERA - também era associada a BACO, o deus do vinho, da festa e também, símbolo da fertilidade, fidelidade, imortalidade e do renascimento.

A crença era que a HERA protegia a casa e seus habitantes contra doenças e infortúnios. 

Era comum encontrar ramos de HERA colocados em portas e jardins de casas romanas.

8 - FESTIVAIS DE INVERNO - durante festivais como a SATURNÁLIA, em honra a SATURNO, o deus da agricultura, os romanos decoravam casas e templos com ramos perenes, como o AZEVINHO, (planta sagrada de SATURNO), a HERA e o PINHEIRO, para marcar o solstício de inverno e a promessa de que os campos voltariam a ser verdes e frutíferos em breve.

9 - RAMOS DO ESPINHEIRO (hawthorn) acreditava-se que tinha o poder de repelir influências nocivas e espíritos malignos da entrada da casa, protegendo especialmente as crianças.

10 - RAMOS DE LOURO - também era associado à vitória, glória e honra, sendo frequentemente usado em coroas  para celebrar triunfos militares e conquistas.

Colocar RAMOS DE LOURO nas portas indicava que a casa pertencia a alguém de prestígio ou que tinha alcançado algo digno de reconhecimento.

A casa de AUGUSTO (em latim: Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus) 

Augusto (Otávio), o primeiro imperador de Roma (27 a.C. - 14 d.C.) foi o fundador do Império Romano.

Sua casa, por exemplo, tinha duas árvores de louro na entrada para simbolizar seus triunfos e sua ligação com o deus APOLO.

GUIRLANDA NATALINA

A tradição da guirlanda, com seus ramos, flores e frutos e outros elementos naturais, evoluiu a partir dessa prática romana, sendo utilizada para decorar casas e trazer alegria, bons votos, saúde, bem-estar e prosperidade durante o período natalino.

DANDO DESTAQUE para o MAÇO ou para os RAMOS DOS PINHEIROS NATURAIS diversos, por serem perenes ou que se mantêm verdes por mais tempo ou ainda por eles persistirem mais tempo sem folhas amareladas também foram incorporados 

à GUIRLANDA DE NATAL. 


E, de simplesmente RAMOS DE PLANTAS NATURAIS, evoluiu para RAMOS DE PINHEIROS NATURAIS torcidos no formato circular adornados com FLORES e FRUTAS NATURAIS que os habitantes da ROMA antiga plantavam e colhiam. 

Entre suas muitas culturas, azeitonas, uvas e figos eram considerados vitais para a sociedade na agricultura romana.
Três árvores eram consideradas particularmente simbólicas:
a oliveira, a videira e a figueira.
Outras culturas: trigo, maçãs, peras, romãs, cerejas, ameixas, laranjas e muitas outras e cujos frutos passaram a ser usados nas GUIRLANDAS NATALINAS.


A Rosa gallica é um símbolo de amor e devoção, e é frequentemente associada à Virgem Maria na tradição cristã. 

https://iloveflores.com/rosagallica/#14_A_Rosa_gallica_e_uma_planta_ simbolica

E, essa prática, como tradição foi incorporada ao CRISTIANISMO, que começou no SÉCULO I - d.C., no DOMINGO DE RAMOS, ou ainda DOMINGO DA PAIXÃO DO SENHOR, é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antecessor da Páscoa.

A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionados nos quatro evangelhos canônicos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org>wiki> Domingo_de_Ramos

O QUE É O CRISTIANISMO SEGUNDO A BÍBLIA?

Na Bíblia, o CRISTIANISMO é a religião baseada nos ensinamentos e na vida de JESUS CRISTO ou JESUS DE NAZARÉ, considerado o filho de DEUS e o SALVADOR da humanidade.


O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A GUIRLANDA?

A Bíblia não menciona a guirlanda como um objeto de adoração ou celebração cristã.

A guirlanda está mais relacionada ao Natal, a UM DOS SÍMBOLOS DO NATAL.

Se, decorada com velas e elementos naturais, representa a luz de Cristo e da renovação da vida, ideias presentes no Cristianismo.

LEMBRANDO:

A GUIRLANDA TEM FORMA CIRCULAR.

SEM COMEÇO NEM FIM, REFLETINDO A NATUREZA DE DEUS E A VIDA ETERNA EM CRISTO.

Forma circular porque representa a ETERNIDADE, o CICLO DA VIDA e a CONTINUIDADE DO TEMPO.

. Outra forma de usá-la é como Coroa do Advento.

. uma guirlanda adornada com velas que, por meio de seus elementos visuais, nos conduz a preparação para a vinda do Messias.

. O tempo do Advento

O Advento é o início de um ano litúrgico na Igreja Católica.

Ao longo as quatro semanas que antecedem o Natal, as leituras e os símbolos deste tempo litúrgico auxiliam os fiéis a se prepararam para a vinda do Senhor.

. LER MAIS

.https://bibliotecacatolica.com.br/blog.formacao/coroa-do-advento

. Redação MBC

O maior clube de leitores católicos do Brasil

E, hoje, no mundo temos pela criatividade do homem, GUIRLANDA DE NATAL, de diversos tipos. 


Há, no mundo indústrias que preservam a TRADIÇÃO, fabricam a GUIRLANDA DE NATAL, desde a feita artesanalmente com ramos de pinheiro natural torcido adornados com flores e frutas secas. Modelos exclusivos.

Há, também no mundo indústrias que investem em maquinários e fabricam em grande escala a GUIRLANDA DE NATAL, com materiais artificiais que são mais práticos e que têm maior durabilidade, a feita com ramos de pinheiro artificial torcido com flores e frutas artificiais, como outras.


Essas indústrias tanto fabricam a GUIRLANDA DE NATAL, para abastecer o comércio, o mercado interno ou para os lojistas do seu país, como para o mercado externo, quando exportam.

Por sua vez, os lojistas de cada país, também importam ou compram a GUIRLANDA DE NATAL, por exemplo, da China, quando há lançamento de modelos novos de GUIRLANDA DE NATAL, ou seja, para atender a demanda, o consumidor final interessado.


E, há, também, as pessoas que gostam, têm mãos hábeis, ocupam seus espaços de tempo, aproveitando para fazer higiene mental, se realizam, quando se dedicam à produção artesanal da GUIRLANDA DE NATAL.

A diversidade da GUIRLANDA DE NATAL é tanta, que pode ser feita com materiais diversos, plástico, vidro, porcelana, madeira, pelúcia, tecidos, lãs, artesanatos diversos, adornados com enfeites os mais diversos para alegrar, mas, também, um sentimento de RENOVAÇÃO, de PAZ, de  chamar a atenção, ser alvo de admiração, - AH! QUE GUIRLANDA DE NATAL, BONITA, DIFERENTE! tanto para dar as BOAS VINDAS e desejar SAÚDE e BEM-ESTAR aos seus convidados como para desejar SAÚDE e BEM-ESTAR a todos que passarem por suas porta.


Noemia Arabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário