MÃE, FAÇA A SUA PARTE:
A VIDA DO SEU FILHO É MUITO IMPORTANTE.
Em apenas dez dos 27 estados brasileiros
o TESTE DO OLHINHO
é obrigatório em toda rede. Entre os estados que aprovaram leis obrigando a adoção do exame estão São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso. Em alguns deles, a lei determina que a criança seja operada em até 30 dias após o diagnóstico.
O Ministério da Saúde diz que considera o TESTE DO OLHINHO tão simples que ele deveria fazer parte do exame físico da criança, independente de ser uma lei. Por isso, avalia uma maneira de tornar o procedimento obrigatório em todo o país.
Ele já foi incluído na Rede Cegonha.
O TESTE DO OLHINHO ou do REFLEXO VERMELHO
É um exame de suma importância, rápido, simples e indolor. É capaz de detectar a catarata infantil, problema responsável por até 20% dos casos de cegueira ou baixa visão.
O exame é feito sem uso de colírios prévios e identifica um reflexo vermelho que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê, semelhante ao que acontece em fotografias. Para que esse reflexo vermelho seja visto, é preciso que não haja obstáculo no olho da criança, como a catarata.
O reflexo vermelho normal (em tons de vermelho, laranja ou amarelo, dependendo da incidência de luz e pigmentação da retina) significa que as principais estruturas internas do olho (córnea, câmara anterior, íris, pupila, cristalino e humor vítreo) estão transparentes, permitindo que a retina seja atingida de forma normal.
Já quando alterado, geralmente não se observa o reflexo ou a qualidade dele é ruim.
Deve ser realizado rotineiramente,
ainda na sala de parto.
Serve para detectar e prevenir doenças oculares, como catarata infantil, retinopatia da prematuridade, glaucoma, tumores, infecções, traumas de parto e até mesmo cegueira.
CATARATA
A catarata é uma doença ocular caracterizada pela opacidade do cristalino (lente do olho que deve ser transparente) e não é um problema exclusivo do idoso, podendo atingir crianças com menos frequência. A estimativa é de que ocorram seis casos para cada 10.000 nascimentos. A doença pode ser congênita ou consequência de doenças como rubéola ou toxoplasmose, contraídas pela mulher durante a gravidez.
RETINOPATIA DA PREMATURIDADE
Para os bebês prematuros, O TESTE DO OLHINHO é
obrigatório porque 30% dos bebês que nascem com menos de 40 semanas ainda não têm os vasos sanguíneos da retina formados. A retina é onde se compõe a visão. Quando a retina não está formada, ela pode dar origem à retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.
Muitos pediatras, porém, ainda não examinam os olhos dos recém-nascidos e o resultado disso é assustador: mais de 50% das crianças só têm o problema de visão descoberto quando estão cegas ou quase cegas para o resto da vida.